Portal Transparência - Dúvidas Frequentes

  • Publicado em: 22/02/2016 às 17:08   |   Imprimir

1. O QUE É O PORTAL DA TRANSPARÊNCIA?

O Portal Transparência foi desenvolvido para oferecer ao cidadão, de forma clara e ampla, informações sobre a gestão das finanças da entidade. As informações presentes no portal tratam-se dos números oficiais da Entidade Gestora, possibilitando que o cidadão exerça o seu papel no acompanhamento da correta aplicação dos recursos públicos. 

Ao acessar essas informações, o cidadão fica sabendo como o dinheiro público, oriundo, em grande parte, dos impostos que paga, está sendo utilizado, podendo ajudar a fiscalizar a sua correta aplicação ampliando as condições de controle desse dinheiro. 

O objetivo é aumentar a transparência da gestão pública e contribuir para o aumento da conscientização sobre a importância da participação da sociedade na Administração Pública e o combate à corrupção. 

No Portal, as informações estão disponíveis ao usuário em linguagem simples e com navegação amigável, podendo ser acessada em uma versão compreensível, inclusive, por pessoas sem familiaridade com o sistema orçamentário-financeiro brasileiro.



2. COMO EU FAÇO PARA ACESSAR O PORTAL TRANSPARÊNCIA DO MUNICÍPIO?

Acessando o link "Portal Transparência" do portal municipal. Lá você vai encontrar vários links que direcionam a informações como: empenhos, leis, quadro funcional, etc.


3. COMO EU FAÇO PARA CONSULTAR OS GASTOS DO GOVERNO MUNICIPAL?

Dentro do Portal Transparência existe um ícone chamado "Empenhos e Movimentação Financeira". Acessando este link você será redirecionado a uma tela onde haverá os links "Despesas" e "Receitas". Acessando o link "Despesas", você poderá acessar todas as despesas feitas pelo Governo Municipal, podendo inclusive selecionar por ano, período e fornecedor.