Prefeito Carlos Alberto Vigne participa de reunião no CITEGEM

• Prefeito Carlos Alberto Vigne participa de reunião no CITEGEM

Assunto: Gabinete  |   Publicado em: 24/08/2017 às 12:07   |   Imprimir

No dia 22 de agosto ultimo ocorreu uma reunião na sede do CITEGEM-CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE GESTÃO MULTIFUNCIONAL em Bom Progresso RS e que tem na Presidência  o Sr. Antônio  Sartori Prefeito Municipal de Campo Novo e Coordenador Geral o Sr. Edson Iora, na oportunidade foram discutidos vários assuntos ligados ao consórcio e exigências da Fepam, na reunião participaram Prefeitos e outros servidores  de onze municípios dos doze componentes do consorcio, portanto uma grande participação. O Presidente citou um Oficio recebido da Fepam dando 90 dias para a construção de uma cobertura que servirá de central para recebimento de resíduos sólidos junto ao CITEGEM, exigência esta aprovada pelos Prefeitos presentes e ao mesmo tempo em que cada município componente do consorcio deverá repassar valores proporcionais ao numero de habitantes ao CITEGEM para o inicio da obra que já está licitada.

O Prefeito Nei disse que inclusive participou juntamente com o Presidente Sartori de uma reunião junto a Fepam em Porto Alegre e é compromisso do CITEGEM adequar-se as regras impostas por este órgão para o bom funcionamento dos tratamentos dos resíduos ali entregues pelos municípios consorciados, e que, portanto será enviado projeto de lei a câmara de vereadores de Braga pedindo a aprovação de Lei para o repasse do valor ao CITEGEM.

Diante disso a importância e conscientização da população fazer a separação do lixo produzido em suas propriedades o seco do úmido para com isso facilitar o trabalho de recolhimento e de tratamento no CITEGEM, sendo que em Braga o lixo seco (reciclável) é recolhido todas as quartas-feiras e o lixo orgânico (não-reciclável) recolhido todas as segundas e sextas-feiras.

Portanto o CITEGEM presta um grande serviço aos municípios consorciados fazendo a destinação final dos resíduos produzidos de doze municípios, e por isso os órgãos ambientais fazem algumas exigências o que são acatadas e regulamentadas pelo mesmo que é o caso desta nova cobertura a ser construída na área do CITEGEM.

O Presidente Sartori disse no encontro que o CITEGEM esta aberto a todos inclusive para visitas de alunos de escolas e sociedade, pois fará com que todos ajudem na separação do lixo produzido em suas casas o que facilita o trabalho dos servidores do CITEGEM gerando mais agilidade na separação e destinação dos mesmos.

De Braga além do Prefeito Nei Vigne participaram da reunião os servidores municipais Gilmar Damiani e Evandro Carlos Santos.

Fonte: Gabinete do Prefeito