Vigilância em Saúde realiza trabalho de educação permanente nas escolas

• Vigilância em Saúde realiza trabalho de educação permanente nas escolas

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 18/04/2016 às 10:45   |   Imprimir

Preocupados com as epidemias e quadros de Dengue, Chikungunya e Zika em nosso país, já que, nosso município é positivo para o mosquito Aedes Aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde de Braga (Fatima P. Cazatto, Enfermeira da Vigilância Sanitária; Deise V. S. Rohden Cechinatto, Fiscal Sanitária; Daiana Griesang e Marilei Medeiros, Agentes de Endemias e o senhor João C. Freire que personificou o mosquito Aedes) juntamente com Zenilda Z.  Magalhães, responsável pelo Setor de Vigilância Ambiental da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde de Palmeira das Missões, realizaram na quarta-feira 13/04/2016 Campanha de Combate ao Aedes Aegypti na Escola Estadual e Ensino Médio Santo Pazini de Braga.

O trabalho foi realizado com os alunos e professores das séries iniciais, onde foi ministrado breve palestra com informações sobre o vetor, na sequência as crianças realizaram trabalho de campo com as Agentes de Endemias no pátio da escola, com a finalidade de observar in loco as inúmeras possibilidades que esse mosquito tem para se desenvolver. Foram detectados alguns focos, após coletadas, as larvas e pupas foram analisadas no microscópio para as crianças aprenderem como é feito o reconhecimento do Aedes. A Secretaria Municipal de Saúde agradece a direção da escola, funcionários e aos professores envolvidos (Hilda, Anete, Eunice, Rosane, Rosa, Alisson, Jandreia e Vera), pelo comprometimento e atenção dada.

O combate ao Aedes Aegypti é uma luta de todos. Um mosquito não é mais forte que um país inteiro.